escadas e serpentes

Como Jogar

O que precisamos:1 dado e 1 peça para cada jogador mover no tabuleiro (podem ser moedas, botões, tampas de refrigerante, etc.).

Nº de jogadores: 2 ou mais jogadores.

Modo de jogar:

1) Decidir quem começa (o grupo estabelece a regra);

2) Na sua vez, cada jogador lança o dado e anda a quantidade de casas que sair no dado;

3) Se cair na casa onde tem uma escada, o jogador avança até a casa onde a escada chega; se cair na casa onde tem uma serpente, o jogador regressa até a casa onde está a cabeça da serpente; a regra do jogo é "subir" pela escada e "descer" pela serpente;

4) Ganha o jogo quem terminar o percurso primeiro.

 

Opções para criar o jogo

1) Imprimir o jogo completo e começar a jogar;                                                           

  

2) Imprimir o jogo faltando os números das casas;

     

3) Imprimir o jogo só com o percurso;            

  

  4) Imprimir o jogo só com as casas.

                   

escadas e serpentes

A galeria de fotos está vazia.

Sugestão

Que tal tornar este jogo mais real, onde as crianças passam a ser as peças que avançam ou regressam pelo caminho dos números?

Só precisa espalhar os números pelo chão (escritos em cartões ou escrevendo com giz), usar vassouras para representar as escadas e cordas ou barbantes para representar as serpentes (ou simplesmente desenhar tudo no chão). O dado deve ser grande para que todos possam ver do local onde estiverem.

Obs.: É importante que todos participem na preparação da brincadeira, decidindo o caminho a ser percorrido, escrevendo ou acomodando os números, escolhendo o melhor local para colocar as "escadas" e as "serpentes" e na confecção do dado gigante.