gincanas

As gincanas são jogos muito divertidos e todos conhecem as mais tradicionais como a corrida com ovo na colher, corrida de sacos, cabo de guerra, etc.

Vamos ver outras brincadeiras onde podemos trabalhar, através das gincanas, outras habilidades como o aprendizado de palavras estrangeiras, leitura de números e palavras, cálculos matemáticos, etc.

Encontre o par

O objetivo é fazer com que a criança descifre uma carta e procure o companheiro que tem a carta que está associada à sua. Feito isso, os dois, juntos, devem ir o mais rápido possível ao ponto de chegada, percorrendo o caminho estabelecido previamente.

O que há na carta? Há várias opções. Aqui estão alguns exemplos:

  • nome do companheiro (ao descifrar o nome, a criança vai buscar o seu par);
  • número por extenso x número em algarismos;
  • palavra estrangeira x ilustração;
  • nome de um animal x classificação (mamífero, réptil, anfíbio, peixe, ave);
  • operação matemática x resultado da operação

Como brincar:

  1. Formar dois grupos de cartas dispostas em lugares diferentes (importante que cada carta fique separada de seu par);
  2. Formar dois grupos de crianças de forma que cada criança possa pegar uma carta;
  3. Ao sinal de largada, cada criança corre para pegar uma carta e depois de descifrar o conteúdo, sai gritando (em direção ao outro grupo de crianças) o que está escrito ou representado nela para encontrar o seu par;
  4. Encontrado o par, os dois fazem o percurso previamente estabelecido até o ponto de chegada onde será conferido se formaram o par correto.

Como brincar em equipes:

Em grupos de 3 ou mais crianças, podemos estabelecer percursos mais longos e colocar mais cartas no meio do percurso para que a dupla inicial encontre os outros companheiros. Assim, depois de encontrar o seu par, os dois fazem o percurso até o local onde pegarão outra carta para descifrar e descobrir qual companheiro se juntará a eles.