Jogo do Rouba-Monte

Como Jogar

O que precisamos: 8 conjuntos com 8 a 12 cartas diferentes (só de figuras ou só de nomes ou figuras e nomes).

Nº de jogadores: 3 ou mais jogadores sentados em círculo ou em volta de uma mesa.

Modo de jogar:

1) Embaralhar bem as cartas e deixá-las (com o desenho ou a escrita virada para baixo) em uma pilha no meio do círculo ou da mesa;

2) Decidir quem começa;

3) Na sua vez, cada um pega uma carta da pilha sem virar, leva-a até o seu monte de cartas (se tiver) e vira-a rapidamente para que todos (inclusive quem pegou a carta) possam ver ao mesmo tempo. É importante que o jogador vire a carta sobre o seu monte (se tiver) pois é a carta que passa a valer. As de baixo já não contam.

4) Se a carta aberta for igual ao que um dos companheiros possui (ou fizer par com o que o companheiro possui) sobre a sua pilha, somente os dois devem dizer o nome da figura (ou dizer o que está escrito). Aquele que falar primeiro ganha todo o monte do adversário. É importante lembrar que, das cartas dos adversários, vale somente aquela que se encontra sobre o monte de cada um. 

5) O jogo termina quando a pilha de cartas do centro acabar. E ganha o jogo aquele que tiver a maior quantidade de cartas.

Alternativa: Se a regra de virar a carta rapidamente sobre o seu monte, para que todos possam ver ao mesmo tempo, for difícil de ser realizado por todos, um adulto poderá fazê-lo para quem tiver dificuldade ou para todos, o que agilizará o jogo.

 

Observação:

Este jogo é muito interessante e divertido porque as crianças realmente se empenham em memorizar as palavras (no caso de se trabalhar com palavras desconhecidas como por exemplo, em outro idioma, ou palavras difíceis).

É comum elas ficarem repetindo em voz baixa ou mentalmente a carta que possui ou perguntar várias vezes qual o nome da sua figura para não perder o seu monte.

Exemplos de jogos:

  • Figuras de animais mamíferos, aves, répteis e peixes: para roubar o monte do adversário, devem dizer que tipo de animal aparece na carta. Se for um cachorro, devem dizer "mamífero". Se for um tucano, devem dizer "ave".
  • Letras do alfabeto: devem dizer uma palavra que comece com a letra da carta.
  • Figuras de animais marinhos e terrestres.
  • Vocabulário em outro idioma.
  • Utilizando-se um jogo normal de baralho, as crianças podem escolher um nome (animais, flores, frutas, nomes de pessoas, etc.) e quando as cartas se repetem, os dois jogadores com as mesmas cartas dizem o nome que o adversário havia escolhido. Esta versão é interessante também para memorizar o nome dos companheiros quando o grupo ainda não se conhece.