stop - jogo dos nomes

Este é um jogo bem conhecido de crianças maiores que já dominam a escrita e têm maior conhecimento geral sobre vários assuntos. Mas isso não impede que este jogo possa ser adaptado para crianças menores, inclusive para aquelas que ainda estão se iniciando no mundo da escrita.

Como Jogar:

O jogo mais conhecido é aquele em que todos os participantes, munidos de papel e caneta, decidem quais temas vão abordar: cidade, país, nome de pessoa, animal, frutas, flor, cor, profissão, nome de artistas, filmes, etc. Escrevem estes temas no papel (em forma de tabela, como o modelo apresentado mais abaixo) e sortea-se uma letra do alfabeto.

Ao sinal, cada um escreve na sua folha os nomes que começam com a letra sorteada. Assim, se a letra sorteada for M, por exemplo, cada jogador deve pensar em um nome de cidade que comece com M, um nome de país que comece com M e assim por diante, dependendo dos temas escolhidos.

O primeiro que terminar de preencher o seu quadro (ou decidir que não consegue preencher tudo), diz STOP (que em inglês quer dizer PARAR, PARE), e todos devem parar de escrever.

É hora de checar as respostas. Cada jogador deve pontuar suas respostas, marcando 0 se deixar em branco, 5 para uma resposta que foi repetida por outro jogador e 10 para a resposta que não foi mencionada por mais ninguém. Soma-se todos os pontos desta rodada e começam de novo sorteando outra letra. Ganha o jogo quem fizer mais pontos.

Variações:

  • Para jogar com crianças menores, podemos pedir que em vez de escrever, elas desenhem;
  • Abordar temas mais próximos de seu cotidiano: objetos que usamos na cozinha, nomes de animais, nomes de alimentos, etc;
  • Em vez de pensar em uma palavra que comece com determinada letra, podem dizer QUALQUER palavra relacionada ao tema;
  • Formar grupos pequenos que devem pensar juntos e descobrir a melhor forma de escrever o nome que pensaram ou desenhá-lo; 
  • Em vez de usar uma tabela, em cada rodada utilizam um cartão grande onde vão escrever ou desenhar (estes cartões serão de grande utilidade para alguma atividade posterior na exploração da escrita);
  • A pontuação pode ser feita com valores menores ou maiores dependendo do nível de exigência.

tabela

A galeria de fotos está vazia.