Água virou discussão no Colégio Santo Américo

10-07-2014 08:55

ÁGUA É O TEMA QUE NORTEIA OS DEBATES DO ENSINO

MÉDIO NO COLÉGIO SANTO AMÉRICO

 

A água é um recurso hídrico fundamental para a manutenção da vida e da economia. No Brasil, quase doze mil rios percorrem o território nacional, formando as regiões hidrográficas. Como se sabe, nos últimos tempos, a cidade de São Paulo tem enfrentado uma grande escassez de água, causada pela falta de chuvas.

Tendo em vista esse cenário e considerando a questão de vital importância, oColégio Santo Américo promoveu na quarta edição dos “Debates do Ensino Médio” uma discussão com o tema: A Geopolítica Global da Água.

Os alunos se reuniram para avaliar como a divisão dos recursos hídricos afeta os conflitos internacionais. O objetivo é desenvolver nos jovens a capacidade argumentativa e de interpretação, preparando-os para serem os futuros formadores de opinião do país.

“O projeto envolve vários aspecto, sendo uma ação pedagógica diferenciada. Os grupos são avaliados pela relevância de suas perguntas, exatidão de respostas, argumentações desenvolvidas e clareza das exposições verbais”, explica Miguel Augusto de Toledo Arruda, Coordenador Pedagógico do Santo Américo. Além disso, o comportamento das equipes e o respeito às regras também serão considerados.

O projeto acontece sob a tutela dos professores de Geografia, História e Redação. “O objetivo do colégio é ajudar a formar cidadãos críticos. E prepará-los para as questões que envolvem a atualidade é uma forma de educá-los para a vida”, afirma Arruda.

Etapas percorridas

Os grupos entregam os trabalhos escritos na forma de ensaios, seguindo os subtemas pré-determinados, pesquisados e orientados. Em seguida, acontece a avaliação dos professores responsáveis e os alunos apresentam oralmente seus trabalhos para os colegas da turma.

Além do professor designado para conduzir as apresentações, outros avaliam os grupos e ao final atribuem uma nota de zero a dez a cada um. Para tanto, consideram a abrangência e profundidade do conteúdo e a clareza da exposição.  Ao final de cada apresentação, os professores podem dirigir perguntas a qualquer membro do grupo, com a finalidade de possibilitar o esclarecimento ou a retificação de algum ponto abordado na apresentação. Após essa fase se iniciam os debates e a equipe vencedora é premiada em um evento formal no colégio.

 

Texto enviado pelo Colégio Santo Américo: (https://www.csasp.g12.br/)