Alunos do Ensino Médio do Colégio Santo Américo realizam debates sobre sustentabilidade inspirados na "RIO+20"

20-05-2012 12:15

Em junho, o Brasil sediará a Rio+20, conferência que reunirá líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. Pensando em envolver ainda mais seus alunos nas questões da atualidade, o Colégio Santo Américo não ficará de fora da discussão sobre o futuro da sustentabilidade, que será a pauta do projeto "Debates do Ensino Médio", envolvendo estudantes do 2º ano.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o projeto "Debates" tem como objetivos educacionais fazer os alunos conhecerem e estudarem os problemas atuais do mundo, refletirem sobre a convivência pacífica da humanidade com o meio ambiente, desenvolverem o respeito pelas diferenças raciais, culturais e religiosas dos povos, além da habilidade de se apresentar oralmente e expor ideias.

Os "Debates" têm como eixo três áres atuantes - Geografia, História e Redação - e como cenário, a sociedade brasileira. Assim, os alunos representarão diferents setores na dicussão: a comunidade acadêmica, o Governo Federal, ONGs, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, comunidades atingidas por barragens e sem terra, indústria e agropecuária.

"Os alunos debaterão o futuro da sustentabilidade no País e no mundo, como o objetivo de entender as diferentes opiniões presentes na sociedade brasileira e de traçar planos para o futuro da nação. Em meio a acusações mútuas, denúncias e defesas, tentarão consolidar posições ao mesmo tempo em que analisam soluções possíveis", comenta Miguel Augusto de Toledo Arruda, coordenador pedagógico do Ensino Médio.

As turmas começaram a trabalhar em fevereiro, com uma palestra de abertura que focou o panorama ambiental desde a década de 70, passando pela Eco 92 e chegando aos dias atuais. Os próximos passos são debates em sala de aula, até chegar ao confronto final em 12 de junho, nas dependências do Colégio.

 

Texto enviado pelo Colégio Santo Américo

Site do Colégio Santo Américo: https://www.csasp.g12.br/