ALUNOS DO SANTO AMÉRICO SE PREPARAM PARA O FECHAMENTO DO PROJETO “DEBATES DO ENSINO MÉDIO”

12-06-2013 09:49

Na próxima quinta-feira, 13 de junho, das 8h às 10h15, o Colégio Santo Américo será palco da sessão final dos “Debates do Ensino Médio 2013”. Essa é a terceira edição do evento, que neste ano promoveu discussões com o tema “América Latina: relações de conflito e de cooperação”.

As equipes foram formadas por alunos do 2° ano e cada uma representou um país da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela). Além de assumir o ponto de vista do país representado, cada equipe discutiu problemas políticos, econômicos e sociais com os demais países, em meio a acusações mútuas, denúncias e defesas, visando consolidar posições e encontrar possíveis soluções.

Idealizado e organizado por Miguel Augusto de Toledo Arruda, coordenador pedagógico do Ensino Médio, o evento tem como objetivo desenvolver no aluno habilidades de pesquisa, escrita e oratória, além de propor o estudo de importantes questões da atualidade.

Entre os orientadores está o professor de Geografia Rui Calaresi, que destaca a importância dos estudos da América Latina. “É desse universo geopolítico e geoeconômico que os alunos tiveram de se apropriar para participar do projeto. Muitas vezes esquecida nos currículos de história e geografia, a América Latina é hoje uma região a se destacar, pela forma eficiente como enfrentou a crise econômica mundial, pela busca de um caminho próprio de enfrentamento de seus problemas”, explica.

Os debates foram iniciados na primeira semana de junho e também contaram com a orientação dos professores Paulo Roberto Menezes (Geografia), Monica Lungov e Raquel Funari (História), e Denise Maiolino (Redação).

Os vencedores dos “Debates” foram escolhidos em função da média calculada com as notas dadas em cada fase do projeto. “Estamos preparando esses jovens que são os futuros formadores de opinião do país” diz Arruda.

Texto enviado pelo Colégio Santo Américo  (https://www.csasp.g12.br/)