Proposta

O WebEducador surgiu para servir de apoio ao educador que está empenhado em desenvolver um papel de guia no processo de construção do conhecimento de seus alunos; que acredita no importante papel que desempenha, não como o detentor de conhecimentos e transmissor de saberes, mas como aquele que identifica necessidades e habilidades, estimula e instiga os alunos com propostas que juntos irão desenvolver, partindo do conhecimento que cada um traz consigo para chegar a um novo saber ou ao desenvolvimento de habilidades através de um processo significativo e participativo; que desempenha um trabalho não baseado em obter respostas certas apontando os erros, mas sim em identificar oportunidades de aprendizagem em cada aluno em diversos momentos da vida escolar.

Queremos sugerir atividades que permitam explorar temas e assuntos diversos; estimular a participação das crianças na solução de problemas do cotidiano, da vida real; proporcionar momentos de descontração e divertimento na aprendizagem e, principalmente, de auto-conhecimento que ocorre quando a criança elabora suas próprias ideias e as expressa através da escrita, do desenho, da fala ou de outras formas. 

Queremos levar para dentro da escola o que acontece na vida real, e levar os ensinamentos da escola para o resto do mundo. Que as crianças aprendam vivenciando o mundo e ensinem a todos como ele realmente deve ser. Elas são naturalmente amáveis, mas precisam de modelos para saber que este é o caminho para um mundo melhor.

Propomos um espaço de troca. Troca de conhecimentos, experiências, ideias, informações, pensamentos positivos, amabilidades, ... Enfim, tudo que nos sirva para encarar com mais confiança o presente e o futuro das novas gerações. EDUCAÇÃO em casa, na escola, nas ruas, na política, no trânsito, nos esportes, na televisão, na internet, em qualquer lugar! Não é disso que precisamos?

PESSOAS BOAS, AMÁVEIS E CAPAZES FAZEM UM MUNDO MELHOR E AS CRIANÇAS SABEM DISSO.

 

Atividades Pedagógicas

Objetivos

No processo educativo, adotar um bom livro didático não basta. E seguir "ao pé da letra" e realizar "de cabo a rabo" todos os exercícios que o livro propõe não deveria ser o objetivo principal do educador. O mais importante é descobrir as necessidades dos alunos como um grupo e como indivíduos, em situações específicas, e a partir disso procurar apoio em diversos materiais. Desta forma, o livro didático serviria de apoio ao projeto educativo, assim como qualquer outro material.  É esse o objetivo das Atividades Pedagógicas.

Apresentamos propostas e modelos de atividades que, abrangendo diversas áreas de conhecimento e de competência, podem ser utilizadas tal como são apresentadas ou adaptadas às necessidades de cada um, podendo o educador inserir seu próprio enunciado para a atividade, assim como dispor a ilustração (acessando os ClipArts ou incluindo materiais próprios) e o conteúdo que melhor atenda a seus objetivos. Todo material está em formato .JPG que permite abrí-lo em programas simples de desenho como o MSPaint (ver demonstração). O mais importante quando disponibilizamos materiais com a finalidade educativa é dar total liberdade para o educador decidir qual a melhor forma de utilizá-los e facilitar o processo de edição. Portanto, sugerimos atividades mas é finalmente o educador quem decide qual o melhor enunciado, qual a melhor ilustração a ser utilizada, qual o melhor conteúdo a ser trabalhado e a apresentação que mais lhe agrada. 

 

Aprendizagem

"Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo" (Confucio)

A aprendizagem através de projetos é uma abordagem cujo enfoque multidisciplinar e interdisciplinar estimula a maior participação do aluno em trabalhos mais complexos, desafiadores e de cooperação. Constrói conhecimentos sobre as qualidades individuais de cada aluno permitindo que cada um explore suas áreas de interesse, cobrindo ao mesmo tempo um currículo estabelecido. Estimula o trabalho em equipe e promove o auto-conhecimento, assim como o respeito ao próximo, na medida em que têm lugar opiniões, interesses e habilidades diversos.

Para o educador que já trabalha com projetos, aqui ele encontra muitas atividades para complementar sua proposta de trabalho, ideias para torná-la mais interessante e um ponto de encontro de diversos profissionais que querem fazer diferença participando de um projeto ainda maior cujo objetivo é EDUCAR PARA A VIDA. Em um projeto como este, toda experiência e toda vivência são válidas e benvindas.

Para aqueles que ainda não trabalham com projetos, é uma forma de conhecer a riqueza deste tipo de proposta e as vantagens de uma aprendizagem baseada em conteúdos do interesse do aluno, multidisciplinar e interdisciplinar. Proposta esta que traz o mundo real para dentro da escola e leva a escola a interagir de forma mais construtiva com a sociedade. Esta forma de trabalho não significa que os conteúdos exigidos pela grade curricular serão deixados de lado para atender interesses particulares de cada aluno, e sim que o conhecimento construído e acumulado pela humanidade será aprendido pelo "querer entender para poder fazer" e pelo "querer fazer para poder entender". 

Assim, o estudo de qualquer assunto abre um leque de possibilidades de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, estimulando também o trabalho em equipe, valorizando habilidades existentes e desenvolvendo novas competências.

 

Projetos de Aprendizagem

Exemplos de trabalhos multidisciplinares e interdisciplinares

Muitos educadores estão percebendo a riqueza de um trabalho multidisciplinar e interdisciplinar que proporciona aos alunos uma aprendizagem baseada em resolução de problemas reais de interesse individual ou coletivo, sem deixar de cumprir com a grade curricular. Melhor dizendo, trabalhando o conteúdo programático de cada série de forma mais significativa e efetiva porque todos são protagonistas no desenvolvimento do projeto e "colocam a mão na massa" na produção de conhecimentos.

 

Pontos de Apoio

 

Na preparação do material devemos ter em mente os pontos que nos servem de alicerce para alcançar nossos objetivos. Para o WebEducador, estes pontos são:

  • Somos o que somos porque temos uma história de vida, e o futuro depende da nossa compreensão desses atos do passado e de como decidimos viver o presente.

    Portanto, é importante viver o presente com a compreensão do passado e a visão do futuro que queremos.

  • As crianças perguntam e querem saber de tudo, e os adultos tentam responder. Mas é importante também provocar dúvidas, produzir novos questionamentos e dar-lhes oportunidades de expressar o que sentem e pensam. Porque essa exteriorização de sentimentos e ideias ajuda as crianças a organizar seus pensamentos e emoções, levando-as a encontrar suas próprias respostas. 

    Portanto, não queremos só respostas corretas. Queremos que sejam capazes de produzir suas próprias respostas.